Interessante

0 comentários






"A nossa sociedade ocidental contemporânea, apesar do seu progresso material, intelectual e político, dirige-se cada vez menos para a saúde mental e tende a sabotar a segurança interior, a felicidade, a razão e a capacidade de amor no ser humano; tende a transformá-lo num autômato que paga o seu fracasso com as doenças mentais cada vez mais frequentes e desespero oculto sob um delírio pelo trabalho e pelo chamado prazer. " - Erich Fromm

Encontrei isso em "Regresso ao admirável mundo novo", do Huxley, no capítulo Superorganização. Essa citação é feita como resposta a seguinte pergunta: "Como é que os indivíduos foram simulados pelos progressos técnicos recentes?" Depois dessa citação foi discutido sobre como a padronização dos indivíduos são um fator determinante para manutenção da ordem e ao mesmo tempo a destruição dos princípios da liberdade dentro de uma sociedade. 

Ao mesmo tempo em que esse discurso parece um clichê, é tão interessante como essa padronização ocorre de maneira sutil pois até a elite intelectual nos dias de hoje parece ter sido afetada pela uniformidade. As doenças mentais seriam uma negação a essa uniformidade que contribui para centralização do poder, e sendo assim há uma subversão entre os conceitos de normalidade e anormalidade que faz com que a anormalidade seja normal em relação a uma sociedade verdadeiramente anormal. 





...
Se você gostou desse post, compartilhe!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

Nenhum comentário para "Interessante"

Postar um comentário